XVIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas

 

Acontecem o XVIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, o XIX Encontro Nacional de Perfuradores de Poços e a VIII Feira Nacional da Água – FENAGUA, eventos estes que serão realizados simultaneamente, entre os dias 14 e 17 de outubro, de 2014, nos salões do MINASCENTRO, em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais.

Uma ênfase especial está sendo dada à organização dos três eventos simultâneos, de
modo a viabilizar múltiplas maneiras de interação entre os participantes do Congresso, representados por engenheiros, geólogos, hidrogeólogos, cientistas, professores, consultores, autoridades ambientais, gestores públicos, estudantes e demais profissionais envolvidos com as questões de águas subterrâneas, e o público representado pelos empresários do setor de perfuração de poços e expositores da Feira e do Encontro. Para isso, além das conferências, mesas redondas e apresentação de trabalhos técnicos e científicos, programados para o Congresso, também serão desenvolvidas atividades especificamente voltadas para os perfuradores de poços e para os expositores, com o objetivo de aumentar a visibilidade destes grupos para todos os demais participantes, incrementando as oportunidades de interação profissional, de contatos técnicos, de transferência de informações e de realização de negócios.

Com o objetivo de contemplar o tema geral de “Água nas Minas e nas Gerais: Uma Riqueza Nacional”, o XVIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas será organizado com nove blocos temáticos, quais sejam:

1) Mineração e Gás - questões de inter-relação das águas subterrâneas com as atividades da mineração e exploração do gás de xisto.

2) Carste - particularidades, potencialidades e vulnerabilidades dos sistemas aquíferos cársticos.

3) Gestão -dos recursos hídricos subterrâneos, considerando o uso múltiplo das águas.

4) Águas Minerais - águas minerais e águas subterrâneas: definições e caracterização de fontes e balneários; aspectos econômicos e técnicos.

5) Contaminação e Remediação - dos cenários de contaminação, e dos respectivos procedimentos de remediação, de solos e águas subterrâneas.

6) Explotação e Monitoramento - Procedimentos de explotação e de monitoramento das águas subterrâneas.

7) Múltiplos Usos - caracterização da demanda, e das condições de uso, dos setores usuários de água subterrânea.

8) Aspectos Legais -princípios de direito, e os aspectos legais, relacionados ao uso sustentável dos recursos hídricos subterrâneos.
 
9) Hidrogeologia - estudos específicos. 


Maiores informações:

XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS





Oziel Araújo
Oziel Araújo, graduando em Geofísica pela Universidade Federal do Pampa - Caçapava do Sul, Brasil. Possui particular interesse no uso dos métodos sísmicos.


Nenhum comentário:
Write comentários

Ficou interessado pelo blog?
Então não perca as atualizações !